Escrita cuneiforme, a primeira escrita, a matriz das outras escritas

O livro de Colin McEvedy, “Atlas histórico-geográfico universal” (Lisboa, Difel, 1984, p. 11 ), ensina que a escrita surgiu “nos finais do quarto milênio a.C. – cerca de 3.200 a.C, acrescente-se-lhe ou subtraia-se-lhe mais ou menos cem anos – os sumérios da Baixa Mesopotâmia (a metade sul do moderno Iraque) começaram a escrever, usando um instrumento pontiagudo feito de madeira ou de osso, para gravar incisões ou imprimir caracteres sobre placas de argila”. No início, “números e quantidades de coisas” (“cerveja e pão, ovelhas e vacas, tecidos e vestuário”). Depois, “sinais fonéticos”  e “frases”. 

Colin completa – “os outros povos do Oriente Próximo, os elamitas, os acadianos e os egípcios, copiaram o sistema sumério, que finalmente se estendeu à Índia e à China. As suas escritas pareciam bastante diferentes, porque todos eles inventaram novos sinais de sua própria lavra, mas usavam-nos exatamente do mesmo modo que os sumérios, e não há qualquer dúvida de que derivam deste protótipo”. 

Então, na Suméria, na Baixa Mesopotâmia, já havia escrita, tal como cidades-estados, enquanto que, no Egito, apenas aldeias. As grandes pirâmides do Egito são de 2.500 a.C., quase 800 anos depois. Colin ensina que “a cultura egípcia antiga” era apenas “um ramo” da cultura “mesopotâmica”. 

Os hebreus nascem da Mesopotâmia, como explica as narrativas sobre Abraão, de Ur. Os hebreus são descendentes dos elamitas e acadianos.