Mística judaica, cristã e estoica, boas raízes comuns

Os temas da mística judaica são principalmente a “obra da criação” (“maassé bereschit”) e a “obra da carruagem” (“maassé merkavá”). Esta última, com base no texto de Ezequiel, trata da elevação da pessoa ao Trono (ao Poder divino, à divinização), à posição de anjos (“sereis como os anjos”, diz São Paulo), da ascensão do ser humano a filho de Deus, através da adequação da vida à razão e ao bem comum. Estes temas, como destacou o padre Eleutério, estão nas origens semitas do ideário estóico e também fazem parte do cristianismo, pois as idéias cristãs são idéias semitas. Como ensinou Pio XI, contra as ideias nazistas, os cristãos são “espiritualmente semitas”. Frase essencial e importante do legado de Pio XI, um grande Papa. 

Julius Guttmann, especialista na filosofia judaica, cita autores como Bergmann, que redigiu o texto “A filosofia estóica e as idéias judaicas”. Também cita Freudenthal, que destaca a influência de Fílon sobre os rabinos. E cita Reinach, especialmente o livro “Textos de autores gregos e romanos relativos ao judaísmo”.