As escritas semitas e a influência semita, benigna, no mundo

Colhi de um bom site – “Segundo Chomsky (1958, p. 35), o cananeu foi adotado por Abraão e sua tribo, modificado e desenvolvido até se tornar o hebraico: “E os cananeus estavam morando na terra” (Gn 12:6). A língua de Canaã era muito avançada, e os filhos de Israel, ao conquistarem Canaã, aprenderam a língua dos conquistados, que mantiveram sua língua natal. Ainda existiriam exemplos de hebraico puro, sem influências do aramaico, como em Êxodo 15 (Canto de Moisés) e em Juízes 5 (Canto de Débora) (Figura 7).

Ugarítico: O alfabeto ugarítico se parece com o acadiano, mas os sinais individuais são diferentes. O cuneiforme de Ugarit é o único exemplo de alfabeto cuneiforme suficientemente conhecido, e desapareceu quando Ugarit foi destruída pelos Povos do Mar, por volta de 1200 A.E.C. Era escrito da esquerda para a direita, como o grego e o latim, segundo Healey (1996, p. 263- 264). O alfabeto cuneiforme ugarítico está registrado nas tábuas de argila de Ugarit, a moderna Ras-Shamra, na costa da Síria, datadas em cerca de 1400- 1200 A.E.C., e muitas possuem escrita cuneiforme silábica, enquanto outras possuem uma escrita semítica ocidental. As tabuinhas continham registros de mitos, rituais e documentos administrativos, e uma delas continha uma lista das letras”.

Mesmo a escrita proto-cananéia do Sinai pode ser dos povos semitas dentre os hicsos (ligados aos hititas), que habitaram o Egito. A escrita era silábica, base da escrita suméria, da escrita acádica, depois do complexo caananita, aramaica, hebraica, fenícia etc.