A democracia nasce com as primeiras aldeias, é um governo natural

O governo democrático existia nas comunidades mais primitivas, gentílicas (entre os gregos, romanos, germanos etc), como notou Lewis Morgan, um grande antropólogo teísta, que Marx adotava como guia nestes estudos. Há a mesma anotação em Kovalevski, autor citado com respeito, por Engels, no livro “A origem da família, da propriedade e do Estado” (Lisboa, Ed. Presença, 1976, 3ª. Edição, p. 179).

Os textos do grande escritor peruano, Garcilaso de la Veja (1539-1616), o Inca, no livro “Comentário real” (escrito entre 1608 e 1609), mostram como os Incas também tinham estruturas sábias e democráticas, distributistas etc. Garcilaso deve ter sido o primeiro grande prosador latino-americano e escreveu a obra “Historia general del Perú” (1617).

Os jesuítas, ao criarem a República dos Guaranis, seguiram o melhor da tradição dos guaranis, possivelmente o maior povo indígena do Brasil, lá por 1500. São Tomás Morus, ao escrever o livro “A Utopia”, também fundamentou suas idéias nos ensinamentos dos índios brasileiros, que também influenciaram os melhores textos de Rousseau. Benjamin Franklin também baseou suas idéias democráticas e federalistas, da estrutura política dos EUA, na organização dos iroqueses.