O ideal natural e cristão de um grande Estado Social do Bem estar social

O mesmo ideal de democracia popular, real e social também estava nas melhores idéias do “Plano Beveridge”. A obra de William Henry Beveridge (1879-1963) foi traduzida para o português, em 1943, por Almir de Andrade. Almir de Andrade escreveu bons artigos sobre “democracia social e econômica”, que é o ideal da democracia cristã, do trabalhismo e da doutrina social da Igreja. Almir era getulista. Almir de Andrade foi praticamente um dos principais teóricos do getulismo, pois dirigiu a revista “Cultura Política”, entre 1941 e 1945, tal como o DIP. Escreveu obras como “Formação da sociologia brasileira: os primeiros estudos sociais no Brasil” (1941). Ao traduzir Beveridge, fazia isso em consenso com Getúlio, para criar o Estado social no Brasil. 

Beveridge, um cristão vocacionado para a política, elencou as principais causas das necessidades sociais, elaborando um plano visando abolir a miséria, organizar a sociedade e o Estado para o atendimento das necessidades humanas. Este plano recebeu o nome de “Plano Beveridge”, tendo sido aprovado pelo Parlamento britânico, em 1943, sendo amplamente apoiado pelo Partido Trabalhista. As idéias de Beveridge explicitavam o melhor das idéias do trabalhismo inglês, que é hegemonicamente cristão, baseado no socialismo cristão do século XIX, banhado por idéias católicas (por influência de Green e outros autores). O próprio Herbert Shaw se definia como “católico”, embora fosse teísta, como H. G. Wells e outros socialistas. H. G. Wells tinha ideias erradas sobre Darwin, mas tinha algumas boas ideias sociais, sendo teísta.