Concepção democrática de Cristo, também em São Mateus e São Marcos

O ensinamento de Cristo sobre o poder público foi também registrado no Evangelho de São Mateus (Mt 20,24-28) e no de São Marcos (Mc 10,41-45), além do texto de São Lucas. Vejamos o texto de São Mateus, que consta também no Evangelho de São Marcos. Marcos redigiu o primeiro Evangelho, com base na memória de São Pedro, de São Paulo e possivelmente com apoio num documento chamado “Q”, contendo os “ditos” (palavras) de Cristo.

O Evangelho de São Mateus apenas amplia o Evangelho de São Marcos. Vale a pena transcrever o texto com base no texto de São Mateus (basicamente o mesmo texto de São Lucas). São Mateus expôs as palavras de Jesus Cristo sobre como deve ser o poder (cf. Mt 20,24-28):

“Sabeis que entre os pagãos os governantes submetem os súditos, e os poderosos impõem sua autoridade. Não será assim entre vós; pelo contrário, quem quiser ser grande entre vós, que se torne vosso servidor; e quem quiser ser o primeiro que se torne o vosso escravo. Da mesma forma que o Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida como resgate por todos”.

Conclusão: todo poder, toda “grandeza”, todo Estado, toda massa de bens, na concepção cristã, é um serviço ao povo, uma ajuda ao próximo (o povo) a ter vida plena, abundante e feliz. O poder público deve ser um serviço público. Todo poder legítimo é um serviço, ponto que foi bem explicado por juristas como Duguit e outros, expressando a Tradição cristã.