Vaticano 2, doc Gaudium – o Estado deve ser democrático, popular, economia mista etc

A lição de Leão XIII sobre um Estado democrático popular foi ratificada na “Gaudium et Spes”, em 1965, no Vaticano II, onde a teoria exposta por Leão XIII, na “Diuturnum”, é repetida. A mesma doutrina está exposta na “Pacem in terris”, de João XXIII, em 11.04.1963. Vejamos a doutrina social política da Igreja, exposta na “Gaudium et Spes”, com o aval de todos os bispos católicos mais o Papa, nestes termos:

as pessoas, as famílias e os diversos grupos que constituem a sociedade civil são conscientes da sua insuficiência para obter uma vida plenamente humana e percebem a necessidade de uma comunidade mais ampla, na qual conjuguem cotidianamente as suas forças visando uma melhor procura do bem comum. Por isso, constituem uma sociedade política [Estados], segundo tipos institucionais diversos. A comunidade política nasce, pois, para procurar o bem comum, no qual se encontra a sua justificação plena e o seu sentido, e do qual deriva a sua legitimidade primigênia e própriaAs modalidades concretas pelas quais a comunidade política se dá a si mesma a estrutura fundamental e a organização dos poderes públicos podem ser diferentes, segundo o gênio de cada povo e a marcha da sua história. Mas, devem tender sempre a formar um tipo de homem culto, pacífico e benévolo, em relação aos demais, para proveito de toda a família humana”.

O Estado é uma formação histórica, natural e cultural. Visando atender às necessidades humanas, é justificado pela necessidade de organização da sociedade, para a formação de uma estrutura política e de um sistema econômico cooperativo, que conjugue as forças humanas, para atender o bem de todos e da própria natureza.

Mesmo sem o pecado original, existiria o Estado, a sociedade, as leis, o casamento, a relação sexual, a produção de filhos, o trabalho humano. Todos estes pontos são criações de Deus, que são melhorados pela graça, que mantêm a natureza (criação divina) e a aperfeiçoa, sem contradizer a natureza, obra de Deus, como a graça é a ação divina também. A ação divina da graça age sobre a ação divina de Deus criador, da criação.

O poder legítimo, o bom Estado, é o poder que nasce do diálogo, da razão discursiva, da oração, da união consensual e dialógica das consciências. O poder divino atua pelo diálogo, pelo logos, em prol do bem comum. O bom poder humano é o poder à imitação do poder divino.