Erradicar a miséria e a oligarquia é a boa solução para a corrupção

Para combater a corrupção, é preciso fortalecer e ampliar o Estado, especialmente a parte do Estado dedicada a atender às necessidades sociais.

Outra parte essencial do Estado para combater a corrupção é a Receita Federal, que deveria ter seus poderes ampliados, podendo quebrar sigilos, examinar fatos ocorridos há mais de cinco anos etc.

A oligarquia neoliberal nunca irá defender isso, tal como jamais irá concordar com o fim do financiamento privado das campanhas, outra fonte imensa de corrupção, de privatização do Estado.

Recriar a CMPF, permitindo ao Estado a verificação da movimentação financeira das pessoas nos bancos é uma forma eficaz de combater a corrupção.

Os neoliberais ensinam que um Estado ampliado produz corrupção. Mas, a causa da corrupção está na atrofia do Estado. Só um Estado democrático social e participativo, sob o controle do povo organizado, é que fica imune à corrupção.

Um Estado social é quase um Estado socialista. A corrupção é a ação dos corruptores ativos, que são os multimilionários e bilionários.

Basta uma ampla tributação destes, e não haverá mais grandes fortunas, não haverá mais corruptores ativos.

Em todo crime de corrupção há o corruptor ativo (o rico) e o corrupto passivo (o servidor pobre).

Pois basta eliminar as grandes fortunas privadas e ampliar os direitos sociais de todos, inclusive dos servidores, para eliminar a causa principal da corrupção.