Economia mista com PRIMADO DO TRABALHO, eis a fórmula da Igreja

A doutrina social da Igreja apoia uma economia com milhões de micros e pequenas empresas familiares, especialmente “empresas cooperativas”, “empresas artesanais” e “agrícolas de dimensões familiares”, que complementam as estatais, formando uma economia mista baseada no primado do trabalho humano.

O Compêndio de Doutrina social da Igreja, no item 339 é claro:

“339 Os componentes da empresa devem ser conscientes de que a comunidade na qual atuam representa um bem para todos e não uma estrutura que permite satisfazer exclusivamente os interesses pessoais de alguns. Somente tal consciência permite chegar à construção de uma economia verdadeiramente ao serviço do homem e de elaborar um projeto de real cooperação entre as partes sociais.

“Um exemplo muito importante e significativo na direção indicada provém da atividade das empresas cooperativas, das empresas artesanais e das agrícolas de dimensões familiares. A doutrina social tem sublinhado o valor do contributo que elas oferecem para a valorização do trabalho, para o crescimento do sentido de responsabilidade pessoal e social, para a vida democrática, para os valores humanos úteis ao progresso do mercado e da sociedade[708]”.