Tirei este texto do Dicionáriodaeconomia, um blog de economia, sobre economia mista

“Que tipos de países têm uma economia mista?

Quase qualquer tipo de nação pode ter uma economia mista. Uma economia mista mistura elementos da iniciativa privada e ação econômica coletiva e cai entre os dois pólos do puro capitalismo e socialismo puro. Nações como a Noruega e Alemanha são equilibrados perto no meio deste espectro e são alguns dos melhores exemplos deste estilo de economia, mas tanto os Estados Unidos e a República Popular da China poderiam legitimamente ser dito ter economias mistas. Este tipo de organização econômica é visto mais frequentemente nas democracias, mas uma economia mista pode existir sob muitos outros tipos de sistema político também. (…)
A Alemanha de Bismarck é um bom exemplo de uma tentativa inicial de criar uma economia mista. Sistema econômico do Império alemão era basicamente capitalista, e os industrialistas ricos tais como a família Krupp tornou-se tremendamente ricos. Como uma forma de seguro contra uma revolução, o governo de Bismarck entrou em cena para regular as condições de trabalho e para financiar o bem-estar beneficiam em um esforço para facilitar a vida dos trabalhadores. O governo alemão também supervisionou e apoiou a grandes empresas industriais, tais como a criação de um sistema de estrada de ferro nacional.
No mundo moderno, as economias mistas são muito comuns nas sociedades democráticas, embora o equilíbrio entre o controle público e da livre iniciativa varia amplamente. A Noruega tem uma longa tradição de oferecer uma forte rede de segurança social mas ainda proteger direitos de propriedade e promover uma economia capitalista. Os Estados Unidos geralmente tem demonstrado um compromisso mais forte para um sistema econômico capitalista, mas ainda usa regulamentação do governo para limitar o mercado a algum grau e fornece alguns serviços em uma base social, e não através do marketplace.
Nos últimos anos do século XX, a China optou por fazer uso da economia de mercado para fomentar o crescimento económico e desenvolvimento”.
Comentário – de fato, acredito que seja a economia mista seja o melhor modelo, principalmente para SUPERAR O CAPITALISMO. Lembro que o próprio Lenin usou o esboço de capitalismo de estado e economia mista da Alemanha de 1880 a 1910 como EXEMPLO, e que este modelo foi ampliado após a segunda guerra. Somente o nazismo é que destruiu isso, mas a economia mista foi retomada após a segunda guerra, em coligações do PDC com o socialismo democrático.