A doutrina da Igreja aponta, como diretriz e ideal histórico atual, as linhas gerais de uma democracia participativa e social, um amplo Estado social, economia mista, o mesmo modelo do Trabalhismo e do socialismo democrático.
Na terminologia de Marciano Vidal, esta democracia pode ser chamada também de “socialismo participativo” ou humanista, um modelo baseado na economia mista, sem milionários e sem miséria.
Conclusão: Montalembert, um autor citado e transcrito com respeito por Marx, escreveu um texto ainda bem atual: “o futuro da sociedade moderna depende destes dois problemas: corrigir a democracia pela liberdade [de todos]; conciliar o catolicismo com a democracia” (no Congresso de Malines, em 1863).
Só uma democracia popular, social e participativa resolve estas duas questões.
Ao mesmo tempo, ajuda no diálogo com os marxistas, demonstrando que inúmeras idéias “marxistas” são, no fundo, idéias hebraicas e cristãs e católicas, desgarradas, como ressaltava Chesterton, havendo vasta quantidade de bom TRIGO nos textos de Karl Marx.