O bom movimento dos países não-alinhados, defensores de socialismo com economia mista

O movimento dos países não-alinhados, com base em Nehru (na Índia), em Sukarno na Indonésia, em Nasser, em Tito na Iusgoslávia e outros trouxe a mesma tendência de elaborarem formas de socialismo democrático, nacionalistas, economia mista, com base nas tradições culturais dos povos.

Ahmed Sukarno, em 1955, reuniu os líderes do terceiro mundo, nacionalizou várias empresas imperialistas etc. Em 1965, o horrendo general Suharto, títere do imperialismo, desencadeou um banho de sangue, matando centenas de milhares de pessoas, numa operação coordenada pelo imperialismo com o ataque simultâneo aos países da América Latina (Argentina, Brasil, São Domingos, Chile, Uruguai etc). Sukarno faleceu em 1970.

Mesmo Malta, hoje um país independente, desde 1984, com menos de meio milhão de habitantes, tem uma forma de socialismo democrático, graças ao Partido Trabalhista. Defende a posição dos países não-alinhados, a causa palestina etc. O México, na política externa, sempre seguiu com os países não-alinhados.