Leão XIII e as classes sociais

Leão XIII foi núncio na Bélgica, onde escreveu ótimas Pastorais sociais. Depois, tornou-se Papa, em 1878. Ajudou na formação das leis sociais e da Previdência, no governo de Bismarck, tal como trabalhou para a ligação entre católicos e republicanos, na França. Foi abolicionista, ajudando a abolição no Brasil etc.

Leão XIII escreveu a “Rerum novarum”, encíclica social, em 1891, defendendo os trabalhadores.

O Cardeal Gibbons, dos EUA, lhe dirigiu felicitações pela “Rerum”. O mesmo Gibbons que defendeu os Cavaleiros do Trabalho, nos EUA, a primeira organização operária dos EUA (cf. Marx e Lenin) associação que, em 1886, os bispos católicos dos EUA tinham autorizado, e foi presidida por um católico.

O Cardeal Simeoni, em carta de 29.08.1888, autorizou também os Cavaleiros do Trabalho.

Leão XIII escreveu a carta “Multiplex causa” (de 09.07.1891), ao cardeal Gibbons, em resposta à felicitação: “Havendo-nos proposto ao escrevê-lo que se implantasse a equidade nas relações entre assalariados e empresários, atender às necessidades dos fracos e, uma vez estabelecida a concórdia entre os cidadãos, contribuir também para a tranquilidade pública, recebemos efetivamente um grande consolo quando varões distinguidos por sua experiência nos manifestam que não foram em vão os cuidados que Nós temos postos em tais assuntos”.

Meu comentário: a forma de obter equidade e concórdia é principalmente organizar a economia por unidades como: estatais, cooperativas e micro e pequenas empresas.

O termo “empresários” significa principalmente administradores de empresas, unidades produtivas, com conhecimentos técnicos, gerenciais, científicos, mercadológicos etc. Os trabalhadores devem ter estes mesmos conhecimentos, sendo as unidades comunidades, pequenas repúblicas.

No fundo, todos devem ser donos dos meios de produção, no sentido de controladores dos meios de produção. O máximo de autogestão com formas de co-gestão e planificação participativa. 

A Fórmula da Igreja é o máximo de autogestão pessoal e social, combinando o máximo de personalismo com o máximo de socialização.