Democracia popular, socialismo com economia mista, é o modelo da Igreja.

A tarefa social dos católicos, hoje (o ideal histórico), é a construção de uma democracia popular, socialismo com economia mista distributiva, com erradicação do latifúndio, dos monopólios privados, do capitalismo, do imperialismo, de institutos como a propriedade quiritária e outras mazelas.

O Brasil deve ter uma economia mista, com amplo distributismo de renda (cf. explicou Eduardo Matarazzo Suplicy, no livro “Renda de cidadania”, São Paulo, Ed. Cortez, 2002). O Bolsa Família deve ser estendido, ampliado, transformado em Renda Cidadã, renda básica, para todas as pessoas. 

Uma boa economia tem o máximo de difusão (distribuição) de pequenos e médios bens, com forte regulamentação jurídica e estatal para a distribuição e o uso dos bens, complementado com estatais, cooperativas e ampla regulamentação e planificação pública, do modo participativo. .

Todos os bens devem servir ao bem comum, com a estatização dos meios e recursos de grande poder, com planificação participativa.

Estas são algumas das linhas de uma sociedade capaz de abolir a miséria e as grandes fortunas privadas.

Uma economia mista sem miséria e sem fortunas privadas, só com mediania, planejamento, regulamentação, boas estatais e leis protetoras.