Socialismo correto exige síntese de liberdades e bem comum, pois bem comum mesmo exige o respeito a cada pessoa concreta, às liberdades, à vida de cada pessoa

Angel J. Cappelletti, no livro “Etapas del pensamiento socialista” (Ediciones de La Piqueta, Madri, 1978, p. 42), transcreveu um bom texto de Galvano della Volpe (autor marxista do livro “Rousseau e Marx”, Edições 70, Lisboa), onde Volpe diz que a essência da mensagem de Rousseau sobre a liberdade igualitária seria um tipo de jusnaturalismo fundado no mérito pessoal combinado com as necessidades, uma forma de socialismo com liberdades, de democracia popular:

na instância universal (democrática) do mérito pessoal, ou seja, na exigência de reconhecimento social de todo indivíduo humano, com suas atitudes e necessidades peculiares, graças ao qual a repartição proporcional a cada indivíduo (“diferente”) dos produtos do trabalho na sociedade comunista, desenvolvida por Marx na “Crítica do programa de Gotha”e por Lênin em “Estado e Revolução”, está destinada a representar a satisfação histórica da instância de Rousseau do mérito pessoal; neste caso, no aspecto fundamental da vida econômica do indivíduo”.

Para quem conhece os textos marxistas, o texto acima, de Volpe, é um reconhecimento do papel de Rousseau como precursor dos melhores textos de Marx e Lênin.

Rousseau e Mably eram profundamente cristãos. Logo, por via indireta, Volpe reconheceu fontes cristãs importantes no pensamento marxista.

Os textos de Marx podem ser interpretados de várias formas e no total dos textos há milhares que guardam perfeita consonância com os textos dos Doutores da Igreja.

Rodolfo Mondolfo, no livro “Rousseau e a consciência moderna”, também elogiou Rousseau, dizendo que o jusnaturalismo do mesmo assume um componente socialista. O jusnaturalismo implícito, em Rousseau e no pensamento socialista, tem como fonte o cristianismo. Mondolfo (1877-1976) escreveu vários livros sobre Marx e a filosofia grega, adotando um critério humanista e antimaterialista. Foi exilado durante o fascismo e lecionou nas cidades argentinas de Córdoba e Tucumán.