Campo popular (PT, PDT, PCdoB e PSB) podem eleger 21 dos 27 governadores

247 – O cientista político Theófilo Rodrigues publica artigo no Site O Cafezinho em que analisa a conjuntura político-eleitoral sob um viés não cético: ele acredita que a vitória dos partidos progressistas é uma realidade difícil de contestar. Sobre o cenário atual, Rodrigues diz: “esse campo político possui hoje nove governadores com amplas chances de reeleição. São eles: Camilo Santana (PT) no Ceará; Rui Costa (PT) na Bahia; Wellington Dias (PT) no Piaui; Fernando Pimentel (PT) em Minas Gerais; Flávio Dino (PCdoB) no Maranhão; Paulo Câmara (PSB) em Pernambuco; Rodrigo Rollenberg (PSB) no Distrito Federal; Waldez Góes (PDT) no Amapá e Amazonino Mendes (PDT) no Amazonas.”

“Desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e a prisão do presidente Lula, no início de 2018, uma sensação geral tomou contou do imaginário político brasileiro: o cenário de terra arrasada para o campo da esquerda e da centro-esquerda no país. As pesquisas de opinião que apontam para a surpreendente consolidação da extrema-direita através da candidatura de Jair Bolsonaro pelo PSL também contribuíram para esse clima de desolação geral à esquerda do espectro político.

Contudo, um olhar com lupa e uma observação mais refinada das conjunturas estaduais demonstra que a situação não é exatamente tão desesperadora quanto se supõe. Pelo contrário, essa análise mais detalhada autoriza, inclusive, certo otimismo para o campo progressista que inclui legendas como PT, PCdoB, PSB e PDT.

Leia mais aqui.