Paul Singer, John Stuart Mill, cooperativismo, economia solidária, Emilia Romana e Mondragon

Sobre os textos de economia solidária, de Paul Singer, colhi a síntese feita abaixo

“Entre os lançamentos da Editora Fundação Perseu Abramo na 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo merece destaque o novo trabalho do professor Paul Singer – um dos nomes de destaque do pensamento econômico brasileiro contemporâneo. A obra, intitulada Introdução à Economia Solidária, retoma e atualiza as idéias do filósofo e economista inglês John Stuart Mill (1806-1873), que sugere uma proposta econômica alternativa ao capitalismo e ao socialismo clássico.

Segundo Singer, o sistema de produção capitalista assenta-se fundamentalmente na competição entre os agentes econômicos, sem levar em conta os graves efeitos sociais que isso gera. Para resolvê-los, é preciso deixar de lado a competição e seguir rumo a uma economia em que os participantes da atividade econômica cooperem entre si, solidariamente, em busca de uma situação que favoreça o bem comum e o desenvolvimento social da humanidade como um todo.

Os exemplos discutidos por Singer – Mondragon na Espanha, Emilia Romana na Itália, usina Catende em Pernambuco, as cooperativas do MST e vários outros – são uma prova contundente de que é possível construir circuitos eficientes de economia não-capitalista e depositar a mentalidade possessiva que é própria do capitalismo na mesma prateleira em que já estão arquivados o feudalismo e a escravidão.

Além de apresentar novas alternativas para a economia, as idéias de Singer estão em grande sintonia com os objetivos e as propostas do PT de hoje, como se vê pelas palavras de Luiz Inácio Lula da Silva, que assina o prefácio:

“Para pessoas como eu, que nunca acreditaram na viabilidade de um socialismo em que o Estado tudo decide, nem conseguem imaginar uma sociedade baseada no igualitarismo absoluto, que anestesia o impulso que cada um de nós tem de crescimento, este estudo de Singer vale como um bálsamo e como verdadeira fonte de luz. […] o livro mostra de maneira convincente que a sociedade justa por que lutamos precisa ser construída desde já, na barriga do atual sistema.”

Em tempo, vale lembrar que, no ano passado, a Editora Fundação Perseu Abramo lançou no Brasil a obra Capítulos sobre o socialismo, de Stuart Mill, onde o filósofo lança as bases do que chama de Economia Solidária. A introdução do volume e a revisão da tradução estiveram a cargo do próprio professor Paul Singer”.