A Tradição da Igreja é por um grande Estado social democrático popular, que erradique a miséria e as grandes fortunas privadas, assegurando a igualdade social

O padre Antônio Rosmini (1797-1855) escreveu obras jusnaturalistas e democráticas importantíssimas como, por exemplo, o livro “Princípios da ciência moral” (1831), onde demonstra que o bem demonstrado e descoberto pela inteligência é o bem moral, a base da ética.

As idéias de Rosmini têm pontos parecidos com as idéias de Kant.

Há a mesma Tradição em Beccaria e Francesco Carrara, dois juristas católicos, pais do garantismo penal, que exige a abolição gradual do sistema prisional. 

Kant era pietista, bem próximo do catolicismo, pois o pietismo é racional e ético, superando erros que atrapalharam o luteranismo, erros que foram aos poucos superados, aproximando, hoje, catolicismo e luteranos.

Rosmini influenciou o Rissorgimento italiano e até mesmo a formação dos fabianos e do Partido Trabalhista do Reino Unido.

A verdadeira tradição cristã é representada por pessoas como Ozanam (1813-1855), Ketteler, Buchez, Lamennais, Gibbons (1834-1921), Lacordaire (1802-1861) e outros, sendo estes alguns dos grandes precursores da teologia da libertação e da doutrina social da Igreja.

Conclusão: a socialização, a humanização e a personalização são complementares e isso foi ressaltado por Dom Hélder.

Por isso, Dom Hélder (e Alceu) apoiava movimentos como o nacionalismo, o trabalhismo, o socialismo democrático, o municipalismo, o cooperativismo e outras formas de democracia social e participativa, exigidas pela ética natural e cristã.

As bandeiras destes movimentos eram, grosso modo, uma boa democracia popular, participativa e dos trabalhadores, um grande Estado social ampliado, economia mista, Democracia participativa direta e indireta, destinação universal dos bens, sendo ainda atual.