O ideal de um grande Estado social e econômico, em vários autores

O mesmo ideal de democracia real e social também estava nas melhores idéias do “Plano Beveridge”.

A obra de William Henry Beveridge (1879-1963) foi traduzida para o português, em 1943, por Almir de Andrade. Almir de Andrade escreveu bons artigos sobre “democracia social e econômica”, que é o ideal da democracia cristã, do trabalhismo e da doutrina social da Igreja.

Beveridge, um cristão vocacionado para a política, elencou as principais causas das necessidades sociais, elaborando um plano visando abolir a miséria, organizar a sociedade e o Estado para o atendimento das necessidades humanas.

Este plano recebeu o nome de “Plano Beveridge”, tendo sido aprovado pelo Parlamento britânico, em 1943.

As idéias de Beveridge explicitavam o melhor das idéias do trabalhismo inglês, que é hegemonicamente cristão, baseado no socialismo cristão do século XIX, banhado por idéias católicas (por influência de Green e outros autores).

O próprio Herbert Shaw se definia como “católico”, embora fosse teísta, como H. G. Wells e outros. Este mesmo ideal estava no Partido do Congresso, na Índia, de origem trabalhista. Estava em Israel, com o Partido Trabalhista, a melhor corrente judaica. E estava no New Deal. Estava e está difundido no mundo todo.