A Doutrina Social da Igreja antes mesmo da Revolução Francesa e inspiradora do melhor desta

A influência da Doutrina social da Igreja, da ética social cristã, está clara inclusive nos melhores textos da “Enciclopédia” (incluindo os de Diderot). 

Estes textos eram, em geral, textos jusnaturalistas teístas e cristãos.

De autores que lutaram por um amplo Estado social, economia mista, distributismo, apoio a pequena propriedade e a agricultura familiar, Estado interventor, Democracia popular etc. 

Da mesma forma, o jusnaturalismo cristão, o humanismo cristão, é o principal conteúdo dos textos católicos de Montesquieu, Turgot, Necker (protestante), Condorcet, Rousseau (criado como católico praticamente toda a vida), o abade Mably, Helvetius (sua retratação mostra sua religiosidade, e gerou um neto, o grande Albert de Mun, uma estrela da Igreja), Morelli, Mirabeau pai, Robespierre, Danton, Saint Just, Jefferson, Thomas Paine, o padre Sieyés, o abade e padre jesuíta Raynal (1713-1796), o abade Condillac, Camillo Desmoulins, o pastor Price, Volney (ver “A lei natural”, 1793), Marat (cometeu erros, mas era profundamente teísta), Claude Fauchet, o padre Jacques Roux, Babeuf, Buonarrotti e de outros jusnaturalistas teístas.