Alceu mostrou como as ideias trabalhistas de Laski estão em consonância com as ideias da Igreja

Há pilhas de pontos comuns entre o utilitarismo jusnaturalista de Harold Laski e as ideias da Doutrina da Igreja

Harold Laski foi um grande jurista inglês, um das maiores lideranças do Partido Trabalhista, partido que é inspirado principalmente no socialismo cristão.

Laski defendeu uma concepção de jusnaturalismo calcado no utilitarismo jurídico socialista. Frise-se que a ideia de utilidade social é parte essencial do bem comum, ou seja, como ensinou Cícero, e também a Igreja, “bem comum” e utilidade social é a mesma coisa. 

Os livros de Laski foram bem apreciados por muitos pensadores ligados à Igreja.

Obras como “Pensamento político de Locke a Bentham” (1920) e outras foram e são fundamentais.

Alceu Amoroso Lima, o maior de nossos leigos católicos, no livro “O problema do trabalho” (Rio, Ed. Agir, 1947, p. 136), elogiava Laski, com as seguintes palavras:

“o socialismo–dominante na Inglaterra, e representado pelas idéias de Harold Laski e por um grande movimento partidário em toda a Europa continental–é o partido das nacionalizações econômicas e da democracia trabalhista dirigida pelo Estado. Cada vez mais se acentua nele o predomínio das preocupações econômico-políticas, com a plena liberdade de filosofia e religião. É talvez o mais importante dos partidos políticos do após-guerra, na Europa. E o de mais futuro, pois está tendo cada vez mais a inteligência de não confundir as liberdades morais e cívicas essenciais, com a desastrosa liberdade econômica do capitalismo”.

Neste livro (p. 180), Alceu já defendia a superação do regime salarial para obter uma “sociedade livre, baseada na democratização efetiva da cultura, da propriedade [do uso e controle dos bens], do trabalho e do poder, por meio de uma distribuição mais racional e mais humana dos benefícios e dos sacrifícios sociais“.

Antes, no livro “Política” (1931), Alceu, na linha de Pio XI e de Maritain, defendeu a estatização dos grandes meios de produção, a regulamentação e a planificação participativa da economia etc.

Laski adotava uma teoria funcional do Direito, parecida com a de Louis Josserand, Karl Renner, Hauriou, Renard (que deixou boas obras sobre socialismo e ordenou-se frade dominicano) e outros.

Vejamos alguns textos de Laski, colhidos do livro ” Gramática da Política”, 1925: ” rights, therefore, are correlative with functions. I have them that Y may make my contribution to the social end…My rigts are buit always upon the relation my function has to the well-being of society (págs. 94 e s.)”. Traduzindo: “os direitos, então, são correlativos com as funções. E os tenho para que eu possa dar minha contribuição para o fim social… Meus direitos são constituídos, sempre com base na relação com minha função para a perfeição da sociedade“.

Duguit também destacou bem as funções sociais, como será visto. Estas ideias são totalmente harmônicas com as ideias da Igreja.