Protecionismo é uma forma de planificação estatal, pode ser boa, para desenvolver base industrial

Os textos de Frederich List e de Henry Carey (1793-1879) resgatam as boas idéias de Colbert e do século XVII.

Cada país deve industrializar suas matérias primas. E o mesmo deve ocorrer com a agricultura, que deve ser combinada com agro-indústria, nos locais de produção, como recomenda o MST. 

O colbertismo representa um conjunto de idéias de controle público da economia, de proibição de exportação de matérias-primas, controle das importações e do câmbio, importância da indústria etc.

List e Carey fazem parte da corrente do nacionalismo, que buscou ampliar a intervenção do Estado na economia, para ordená-la no sentido do bem comum.

No Brasi, houve bons esboços de controle da economia especialmente para a tutela da economia popular. Por exemplo, o Decreto-lei n. 869 (de 18.11.1938) e a “Lei Malaya” (Decreto-lei n. 7.666), de Getúlio e Agamennon Magalhães (este e Sérgio Magalhães combinavam nacionalismo, trabalhismo e catolicismo).

Um bom conjunto de leis sociais destruiria os monopólios privados, que são grandes parasitas e sanguessugas, as grandes tênias, no corpo da sociedade.

Um Estado mundial é perfeitamente harmônico com o fortalecimento dos Municípios, da regiões, dos Estados nacionais e dos Estados continentais.