O elogio de Barbosa Lima Sobrinho a Getúlio, a Arthur Bernardes, Caetano Barbosa, Estillac Leal, Serzedelo e outros grandes nacionalistas

No Brasil, Barbosa Lima Sobrinho, no livro “Estudos nacionalistas” (Rio, Ed. Civilização Brasileira, 1981), elogiou homens como o Marechal Júlio Caetano Horta Barbosa, Getúlio Vargas, o General Olímpio da Silveira, o general Estillac Leal, Raimundo Sampaio, Edgar de Oliveira, Gabriel de Rezende Passos, o ex-presidente Arthur Bernardes (cf. p. 145), Eusébio Rocha, João Goulart, Alberto Torres, Serzedelo Correia, Lauro Müller, Olavo Bilac, Osni Duarte Pereira, também o economista Henri Guitton, que definia a economia política como “a ciência das soluções eficazes” para o bem da sociedade.

Arthur Bernardes, apesar de erros na Presidência da República, teve o mérito de defender o minério de ferro do Brasil, criar a Universidade Federal de Viçosa e alterar a Constituição (em 1926), para que a União pudesse legislar sobre direito do trabalho.

Arthur Bernardes também foi um dos criadores da Petrobrás e se bateu pela democracia social, no Brasil. E apoiou a Revolução de 1930, capitaneada por Getúlio Vargas.

Getúlio e Arthur Bernardes foram grandes nacionalistas católicos.