Ferrovias e reforma agrária, transporte, siderurgia, metalurgia e camponeses

Nélson Werneck Sodré considerava o transporte ferroviário como o mais importante na terra. Junto com as hidrovias fluviais e o transporte marítimo, o transporte ferroviário era essencial. Sodré escrevia que “não há nenhuma economia desenvolvida em que o transporte ferroviário não seja o principal”.

A reforma agrária deve ser feita principalmente ao redor das cidades pequenas e médias, das grandes cidades, e ao longo das ferrovias, tal como ao longo das hidrovias, do litoral e dos portos públicos. O mesmo para as grandes rodovias, ponto que João Goulart destacou corretamente. 

O sistema de Arturo Soria y Mata, das cidades lineares. Junto com as agrovilas, as cidades círculos de Ebenezer. Para isso, para gerar trilhos e ferrovias, é preciso que exista uma indústria estatal de siderurgia, e vasta indústria metalúrgica, parte pública e parte cooperativas (e as pequenas metalúrgicas podem ser particulares, com amplo controle estatal, claro). 

Com isso, se fundem o campo e a cidade, numa boa mescla, transformando o território nacional numa rede de pequenas e médias cidades e agrovilas, tudo organizado em múltiplas cooperativas.