Situação obscena da desigualdade social

Segundo a ONU, 435 famílias têm uma riqueza pessoal igual à renda anual de metade da população mundial. A própria ONU chamou isso de situação “obscena”. Os neoliberais, adoradores de ricos, acham bom e “natural”. 

Franklin Roosevelt, em 1942, fixou o imposto de renda de 94% sobre rendas acima de 200 mil dólares. Hoje, os ricos, nos EUA, só pagam, quando pagam, algo como 17,5%.

Os empresários do Brasil estão isentos de imposto de renda, sobre os dividendos e pro labores, situação que só existe no Brasil, praticamente. Os grandes empresários são parasitas sociais. 

Impostos de renda alto, alíquotas altas e diferenciadas, e impostos de herança, e sobre patrimônios, são ótimos remédios sociais. 

O mesmo vale para boas estatais, ampla intervenção e regras públicas de economia, rendas estatais para pessoas pobres, BBC, estatização dos bancos, apoio estatal ao cooperativismo, apoio estatal às micro, pequenas e médias unidades econômicas familiares, ajuda estatal aos camponeses (subsídios agrícolas), ajudas estatais às famílias grandes e à natalidade etc. E outras boas ideias, adotadas nos países do Norte da Europa, com 40 anos de governos socialistas.