Os princípios sociais católicos da Constituição Italiana, de 1948

Consta na “Constituição Italiana”, de 1948, que “A Itália é uma República Democrática baseada no trabalho” (art. 1). Depois, “Cabe à República superar os obstáculos de ordem econômica e social que, limitando de fato a liberdade e a igualdade dos cidadãos, impedem o completo desenvolvimento da personalidade humana e a efetiva participação de todos os trabalhadores na organização política, econômica e social do país” (art. 3).

Por força do artigo primeiro da Constituição do país hiper católico, toda a “organização política, econômica e social” deve ser baseada no primado do “trabalho”, superando “obstáculos de ordem econômica e social” para assegurar a todos o “completo desenvolvimento da personalidade humana e a efetiva participação” de todos nos processos decisórios “na organização política, econômica e social” do país. 

Também consta – “O trabalhador tem direito a uma retribuição proporcional à quantidade e à qualidade do seu trabalho; em qualquer caso, esta retribuição deve ser suficiente para assegurar a ele e a sua família uma existência livre e digna” (art. 36). 

Vida livre e digna, para todos. 

Há outros princípios sociais avançados.

Todos os biógrafos de Togliatti concordam que o “conteúdo social introduzido na Constituição” teve origem num “acordo” dos “democrata-cristãos” com os socialistas e os comunistas. 

A Constituição italiana representa, para Togliatti e os próprios comunistas, uma “via de desenvolvimento orientada para o socialismo”, com a chancela do Vaticano. Na verdade, as bases de uma Democracia popular avançada, de um socialismo humanista e personalista, de uma boa economia mista, com extenso e vasto Estado social.

As mesmas ideias básicas estão na Constituição Francesa e nas Constituições dos países do Norte da Europa (Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Islândia), com ampla matriz cristã.

E há as mesmas ideias no melhor do Trabalhismo mundial, na Austrália, na Irlanda católica etc.

Em outras palavras, nos países de maior IDH do mundo.