As grandes lições de Jacques Maritain, um dos mestres de Alceu Amoroso Lima

Jacques Maritain, no livro “Humanismo integral” (5ª. edição, São Paulo, Ed. Companhia Editora Nacional, 1965, p. 88), também explicou as teses políticas e sociais da Igreja, de forma cristalina:

As estruturas sociais, as instituições, as leis, e os costumes, a organização econômica e política são coisas humanas, (…) e assim como diversas obras do homem, saem [são criações humanas] elas do homem (…). Podem ser medidas pela justiça e o amor fraternal” [ou seja, são medidas, no tocante à legitimidade, pelo critério do bem comum, da realização de todos].

O direito positivo, os costumes, as estruturas sociais, econômicas, políticas, culturais, tal como as situações jurídicas constituídas (os direitos subjetivos positivos concretos), nascem da mesma forma como nascem as demais produções humanas.

Têm a mesma origem que as casas, as estruturas arquitetônicas, as obras literárias, os objetos artísticos, os produtos culinários, os bens econômicos etc, como destacou Aristóteles (são construções humanas, que devem ser melhoradas dentro da história).