Alguns artistas católicos dos EUA

A maior das igrejas nos EUA é a Igreja Católica. Temos 80 milhões de católicos em 323 milhões. E há os semi-católicos, como os anglicanos, os ortodoxos e mesmo os metodistas, bem próximos. Idem para os luteranos, com a mesma estrutura de bispos, paróquias, padres etc.

Em alguns estados dos EUA, cerca de metade ou até mais é formado de católicos, como em Rhode Island, Massachusetts, Nova Iorque e outros. Há católicos em todos os estados. E são a parte mais a esquerda dos EUA, em briga contra os fundamentalistas do Cinturão do Milho, do Tea Party, dos Republicanos neoliberais. 

Em 2001, cerca de 40% da população dos estados de Nova Iorque, Nova Jérsei e Vermont se declarava católica. Hoje este número se encontra acima dos 42%. Na Geórgia, a porcentagem passou de 8% para 22%.

O catolicismo é a maior denominação religiosa de 33 dos 50 estados do país. Atualmente, nenhum estado tem menos de 7% de católicos. Em 2001, havia dois: Virgínia Ocidental e Mississippi. A Conferência Nacional dos Bispos católicos nos EUA é bem progressista. Os católicos historicamente votam no Partido Democrático, e mesmo na esquerda do Partido Democrático. 

Vejamos alguns católicos dos EUA bem conhecidos – Rocky Marciano, Pierce Brosnan, Vin Diesel, Rita Hayworth, Robert deNiro, Sharon Tate, Gregory Peck, Grace Kelly, John Ford, John Wayne, Frank Sinatra, os Kennedy, Mia Farrow, Nicolas Cage, Nancy Pelosi (política), Francis Coppola, Farrah Fawcett, Scott Fitzgerald, George Clooney, Gene Kelley, Lucille Ball, Al Pacino, Andy Garcia, Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Joe DiMaggio, James Cagney, Babe Ruth, Anne Rice, Lady Gaga, Madonna, Bing Crosby, Billie Holiday, Bill Murray, Martin Sheen, Matt Dillon, Liam Neeson, Meg Ryan, Mel Gibson, Danny de Vito, Dean Martin, Melinda Gates (esposa de Bill Gates), John Kerry, John Cusack, Ernest Hemingway, Selena Gomez, Sal Mineo, Tom Brady e muitos outros.

É engraçado ver como muitos dos grandes atores de filmes de ação são católicos (Brosnan, Vin Diesel, Schwarzenegger, Stallone e outros). E o mesmo para cantores de Jazz (a grande Billie Holiday), os maiores jogadores de basebol (Babe Ruth e de futebol norte-americano (Tom Brady). O mesmo para grandes lutadores de boxe, como Rocky Marciano, Floyd Patterson e outros. E um cineasta simpático como John Ford era descendente de irlandês, bem católico.