CIA bancava imprensa golpista contra Salvador Allende, e faz o mesmo no Brasil

Alceu Amoroso Lima sempre elogiou Salvador Allende e destacou o fato que a chilenização (nacionalização, estatização) do cobre iniciou com Eduardo Frei, antes, na mesma linha. Pois bem, Allende foi morto em 11.09.1973.

O golpe foi patrocinado pela CIA. A CIA financiou o grupo “El Mercurio”, “o Globo” do Chile. Agustín Edwards, o Marinho de lá, foi, no dia seguinte à eleição de Allende, a Washington, onde se reuniu com Henry Kissenger e com o diretor da CIA. A CIA enviou cerca de onze milhões de dólares ao Globo de lá, para bancar o golpe. O golpe no Chile matou 2.279 pessoas e prendeu 28.456. Claro que gente como Serra escapou, facilmente do estádio, onde estavam matando pessoas. Escapou pois serra e fhc já defendiam o grande capital privado e era úteis ao imperialismo. 

A CIA patrocinou golpes no mundo todo. Com destaque, o golpe militar de 1964, no Brasil. O mesmo no Irã, na Grécia e em outros países. Para que o imperialismo norte-americano pudesse continuar saqueando o mundo, pelas grandes corporações multinacionais.