O povo tem direito natural a uma vida digna e feliz. O neoliberalismo é o inimigo do povo

O Cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidente da CNBB, deu uma boa entrevista sobre a crise. Disse frases boas, em crítica direta ao desgoverno golpista de temer, como “a alegação de que “o País não pode parar” não pode servir para justificar a estagnação na corrupção nem a votação apressada de projetos. A corrupção mata. Mata, porque o desvio de recursos implica a negação do direito do povo à saúde, à educação, à segurança, ao emprego, à alimentação”.
O povo tem direito natural aos bens necessários e suficientes para uma vida digna e plena. Tem direito à saúde, o que implica na Saúde pública, num SUS reforçado, que abarca um sistema misto de saúde pública e privada, mas na rede privada, o Estado paga a conta dos pobres. Sowell é contra, claro. Junto ao SUS, programas como Medico em casa, Mais médicos (por médicos gratuitos em municípios sem médicos, do interior, pagos pela União, como Dilma fez).
Tem direito à educação, por um sistema misto de educação pública e privada, mas na rede privada, o Estado deve pagar a conta dos pobres, via ProUni, Cotas sociais e etnicas, financiamento da CEF a longo prazo com juros pífios e bolsas, e controle público das mensalidades. Sowell é contra, claro, como todos os conservadores neoliberais malignos.

O povo tem direito à moradia, via sistema público e privado, MISTO, ECONOMIA MISTA, reforçando a CEF e dando subsídio (o Estado paga parte da conta dos pobres), como o programa minha casa, minha vida.
O povo tem direitos aos recursos naturais criados para todos. Por isso, deve haver muitas estatais, estatizando os bancos, as grandes minas, o petróleo etc.
O povo tem direito natural ao trabalho protegido, pois, na doutrina social da Igreja, o trabalho é o principal fator produtivo e toda economia deve ser centrada no trabalho digno, no trabalho protegido, bem remunerado, com jornada pequena, e amplos direitos trabalhistas. Temer e os neoliberais procuram destruir os direitos trabalhistas via privatizações, via precarizações, acordos permitindo burlas legais, terceirizações da área fim e outras desgraças.
O povo tem direito à Previdência Social e a renda universal (o programa Bolsa família é um passo, uma etapa do programa Renda universal, onde o Estado assegura uma renda cidadã, suficiente para uma vida digna, a todas as pessoas). Temer e os neoliberais querem destruir isso. Tal como procuram destruir o meio ambiente, os índios, os negros etc.
O povo tem direito à segurança pública, via unificação da polícia, desmilitarização da polícia, controle civil e social da polícia, controles externos eficientes, garantismo etc.
Como disse Dom Sérgio, “no âmbito social, o papa Francisco tem retomado as grandes linhas da doutrina social da Igreja, aplicando-as ao mundo de hoje. A sua ênfase em alguns pontos tem sido evidente. Por exemplo, a defesa enfática dos imigrantes e refugiados, a perspectiva ecológica da “casa comum”, a dura crítica da corrupção política, a condenação enérgica das guerras e do armamentismo, a proposta de uma economia a serviço da pessoa com a crítica do neoliberalismo”.