Boas lições políticas de São Pio X

São Pio X, na alocução consistorial “Primum vos” (de 09.11.1903), sintetizou bem as proposições principais do cristianismo: “é nossa missão e nossa obrigação iluminar” [ampliar as luzes] “as noções [idéias] fundamentais da ordem natural [da razão] e da ordem revelada [as idéias reveladas], que estão, hoje em dia, obscurecidas e borradas por todas as partes”.

Pio X completou: “a Igreja” “não estorva”, e sim, “ao contrário, favorece uma autêntica e sincera liberdade, que permite a todos o bem e a justiça”. Afinal, “a fé” não é “contrária à ciência”.

No fundo, completou Pio X, “a verdade é que a fé favorece, e não pouco, o desenvolvimento da ciência”, dado que, mesmo “prescindindo das realidades sobrenaturais”, “são muitas e muito importantes as coisas da ordem natural que podem conhecer a razão humana; mas, ajudada pela fé, pode a razão alcançar um conhecimento mais seguro e claro delas”.

Não há “contradição entre a verdade natural e a verdade sobrenatural, pois as duas procedem da mesma fonte última que é Deus” (a voz humana foi feita para atuar em dueto, num coro, com a voz divina). Assim, “os inventos humanos, os descobrimentos da experiência, o progresso das ciências, em uma palavra, tudo o que contribui para melhorar a vida moral humana, merece a plena aprovação de Nós”. E, “mais ainda, devemos fomentá-lo, seguindo nisso o exemplo de nossos predecessores”.