Síntese do realismo moderado, de São Tomás de Aquino, por Orest Vladimirovich Trachtenberg

Orest Vladimirovich Trachtenberg (1889-1959) foi Doutor em Filosofia, na URSS. O autor principal do livro “Compêndio de História da Filosofia”, do Instituto de Filosofia, da Academia de Ciências da URSS. Foi o Chefe do Departamento de História da Filosofia, do Instituto de Filosofia, entre 1946 a 1949. Recebeu, em 1943, o Prêmio Stalin, pelo livro “A História da filosofia”. Enfim, representava o pensamento de Stalin e da cúpula do Partido Comunista da URSS. Vejamos como ele resume o realismo moderado de São Tomás de Aquino:
O mais alto expoente da teologia católica e sistematizador da escolástica ortodoxa foi o dominicano Tomás de Aquino (anos 1225-1274). A obra deste “santo”, “Summa Theologiae” (resumo dos conhecimentos teológicos), é uma enciclopédia original da ideologia oficial da Idade Média. O catolicismo reconhece até hoje as doutrinas de Tomás como sua “única filosofia verdadeira”. Tomás tentou colocar Aristóteles a serviço do catolicismo. Embora o fato de usar amplamente a doutrina aristotélica em si já significasse um passo indubitável para diante” (…).  Tomás foi partidário do realismo “moderado”. Os “universais” existem “antes das coisas” na “razão divina”; “nas coisas”, no mundo corporal; e “depois das coisas” na consciência humana”.
Minha síntese do texto acima do soviético: Deus planejou o Universo, por boas ideias. Depois, organizou as coisas de forma racional, estando as ideias “nas coisas”, de onde a mente humana as extraí, por abstração, por induções, pondo as ideias na “consciência humana”. Se as ideias são verdadeiras, estão em conformidade com as coisas. Boa síntese do soviético.